8/20/2008

Instada pelo grande animador deste blogue a não deixar o deixar parado durante a sua ida "a banhos", confesso que, sem a facilidade de escrita do nosso escrivão-mor, tenho dado voltas à cabeça, sem encontrar tema a que me atreva.
Contudo, li há dias uma notícia que acho interessante e útil divulgar. Eu, pelo menos, ignorava o facto.

Refiro-me a uma campanha de recolha de óleos domésticos usados, levada a cabo pela AMI com a colaboração de um sem-número de estabelecimentos comerciais (quase todos restaurantes, mas não só) espalhados por todo o país.


Através deste projecto da AMI, que conta já com a participação de milhares
de restaurantes, hotéis, cantinas, escolas, Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, vai passar a existir, em Portugal, uma resposta de âmbito nacional para o destino dos óleos alimentares usados, evitando assim a contaminação das águas residuais, em resultado do seu despejo na rede pública de esgotos, e a deposição do óleo em aterro.

Os óleos alimentares usados poderão assim ser transformados em biodiesel,fornecendo uma alternativa ecológica aos combustíveis fósseis, e contribuindo desta forma para reduzir as emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE).

Segundo a notícia, são produzidos todos os anos em Portugal, 120 milhões de litros de óleos alimentares usados, quantidade suficiente para fabricar 170 milhões de litros de biodiesel.

Acresce que as receitas resultantes da valorização dos óleos alimentares usados serão angariadas pela AMI e aplicadas no financiamento das Equipas de Rua que fazem acompanhamento social e psicológico aos sem-abrigo .

Sabia? Eu, não. Mas acho uma grande ideia e tenciono aderir.