3/29/2010

TigerText

No seu computador, nunca lhe sucedeu julgar que tinha eliminado um ficheiro, apagando-o da coluna dos eliminados, e verificar mais tarde que afinal ainda existe uma cópia no disco? Para quem não está interessado em que outros vejam determinados conteúdos, a segurança é exígua.
Ora, é exactamente sobre este ponto que gostaria de dar uma breve informação de ordem tecnológica, não ainda sobre computadores propriamente ditos, mas sobre telemóveis (que, hoje em dia, são verdadeiros computadores). Alguns dos SMS que enviamos através do telemóvel podem ser comprometedores por variadíssimas razões. Se alguém decidir espiolhar tudo o que lá temos, pode descobrir coisas que não nos agradem. O mais famoso golfista do mundo, o célebre TigerWoods, sabe bem o que isto pode significar. Ora, quero crer que não foi por causa dele, mas nunca se sabe, que acaba de ser criado o TigerText para o iPhone. O que é que este TigerText faz de especial? Permite o envio de SMS auto-destrutíveis. O emitente pode programar quanto tempo levará a que a mensagem se auto-destrua depois de ter sido aberta. Poderá ser um simples minuto: começará, naturalmente, aos 60 segundos e iniciará a contagem decrescente até zero, altura em que a mensagem se evaporará.
É natural que a nova aplicação vá causar mais problemas nas investigações policiais, aos advogados na rercolha de provas documentais, para governos de regime ditatorial que controlam mensagens de activistas, etc., mas deixará certamente em sossego muita outra gente. Essa outra gente já levou a que, só numa semana, a aplicação fosse descarregada mais de 100 mil vezes. O TigerText é já a terceira aplicação mais popular do iPhone.
This message will self-destruct in 60 seconds…

Sem comentários:

Enviar um comentário