2/06/2005

O modelo americano continua a ser modelo? - II

O ponto forte do sonho americano tem sido sempre o ideal dinâmico da livre iniciativa, do mercado livre e da oportunidade individual baseada no mérito e na mobilidade. A despeito da sua incontestável produtividade, a América está presentemente longe de ser o país mais competitivo do mundo. Esse lugar está reservado à Finlândia, sendo os quatro seguintes ocupados por países nórdicos europeus. Há algo na América que desagrada profundamente aos europeus: a falta de protecção social. Os Estados Unidos são o único país desenvolvido e democrático onde não existe uma cobertura universal de cuidados de saúde. Daqui resulta que existem 45 milhões de americanos sem qualquer protecção deste tipo. Os europeus sabem que os seus sistemas proporcionam uma melhor educação primária, mais segurança nos empregos e uma rede de protecção social mais generosa. Curiosamente, quando se estabelece uma comparação entre o mito do "país das oportunidades" por excelência -- os EUA -- e a Suécia, verifica-se que os suecos têm três vezes mais probabilidades de saírem do estrato social em que nasceram do que os americanos.
Consequências das estruturas deficientes dos EUA são, depois, as grandes tensões raciais, as elevadíssimas taxas de encarceramento prisional e de pobreza infantil -- esta última só inferior à do México nos países da OCDE. Por outro lado, tem vindo a diminuir substancialmente o número de estudantes estrangeiros nos EUA, com vantagem actual para países asiáticos e europeus.
Quanto à política externa, os EUA, graças ao seu inigualável poderio militar, transformaram-se lamentavelmente num dos países mais agressivos do mundo, o que contrasta notoriamente com a União Europeia. A sua intervenção no Iraque manchou indelevelmente a conduta de país-modelo. Será interessante verificar neste contexto que, em termos comerciais, a EU já suplantou os EUA nas suas relações económicas com a China. Talvez pontualmente apenas, as encomendas de Airbus europeus já ultrapassaram as de Boeings americanos, que foram líderes incontestados durante anos. O sonho americano continua? Quousque tandem? Quem segue este modelo?

Sem comentários:

Enviar um comentário