Constitui um perfeito truísmo dizer que a necessidade de comunicar é própria do ser humano. Numa altura em que a humanidade é constantemente bombardeada com informação através de vários tipos de media, cria-se frequentemente dentro de nós uma vontade forte de manifestar pontos de vista. À opressão, que afoga e atabafa, reage-se com a ex-pressão. Dificilmente se poderia encontrar um meio mais adequado para fazer sair essa pressão que se exerce sobre nós do que através de um diário virtualmente gratuito, que a ninguém se impõe e ninguém nos impõe. Oportunidades como esta estão a tornar-se relativamente raras nos nossos dias, pelo que não fazer uso deste meio poderá parecer pura distracção ou excessivo comodismo.
É, por outro lado, uma actividade em que, no grupo, não há competição. Em vez dela, amizade. E liberdade. Se um lema está subjacente a toda a equipa deste blog, esse lema é dar-para-receber. Com a simplicidade de um grupo que tem a consciência de ser amador e honesto. As nossas contribuições poderão ser mais sérias ou mais jocosas, mais objectivas ou de pendor puramente subjectivo, mas a nossa honestidade estará sempre lá.
Num weblog, tal como sucede com uma teia ("web") estrategicamente colocada, procura-se captar algo do exterior, estabelecendo depois uma partilha mútua. Os nossos textos, com temática de A a Z, são pela sua natureza sempre passíveis de ser enriquecidos, seja por comentários opinativos, seja por adições bem vindas. Nada há que se esgote em si mesmo, nada se completa, tudo se vai formando gradualmente como um mosaico cuja definição de contornos é inatingível. Daí que informações novas, correcções, um outro ângulo de análise ou um olhar criativo e original de leitores interessados recebam da nossa parte, invariavelmente, um bom acolhimento.
Quem somos? Inicialmente - porque podemos vir a crescer em número - formamos um grupo de oito pessoas. A Ariadne é engenheira, a Ana guia-intérprete, o João Ratão engenheiro, o Rui arquitecto; tanto o Sete-Sóis como a Capuchinho Vermelho, a Sete-Luas e o Peter Pan são professores. Para todos, este é um alegre e interessante desafio. "Interessante" é também o adjectivo que gostariam que fosse aplicado por outros ao seu weblog. Tendo plena consciência de que o interesse é sempre algo perfeitamente subjectivo, esperam que os leitores destas ondas considerem apelativos alguns dos temas tratados. Semanalmente, incluiremos um renovado pacote de "sugestões" - um projecto do João Ratão que conta já com alguns anos de realização e que tem aqui o seu prosseguimento.
Dentro de meses faremos o nosso primeiro balanço.
A-Z Weblog
Sem comentários:
Enviar um comentário