12/16/2005

Périplo livreiro no Chiado


Como antigo morador no bairro de Santa Catarina, aluno do Passos Manuel e, mais tarde, da Faculdade de Letras na Rua da Academia das Ciências, o Chiado sempre foi o meu poiso de livros. Folhear romances, ler capítulos inteiros, dar uma olhadela a poemas, apreciar fotos e hesitar perante o preço foram passos que me habituei a dar nas livrarias do Chiado. Os alfarrabistas da Trindade e da rua do Alecrim também faziam frequentemente parte do meu itinerário, onde invariavelmente encontrava amigos perdidos nas mesmas deambulações.
No final da manhã de sábado passado, resolvi descer o Chiado. Descendo a Garrett, que juntamente com a Rua do Carmo e a Nova do Almada forma um Y invertido, entrei primeiro numa das minhas livrarias favoritas do passado: a Sá da Costa. Era lá que, antes do 25 de Abril, por vezes me arranjavam à sexta-feira à tarde, depois da hora a que terminava a eventual visita da PIDE (17H00), aqueles livrinhos que os bons costumes políticos da altura não consentiam que chegassem ao público em geral. Vinham invariavelmente embrulhados, sem qualquer identificação que permitisse concluir que tinham sido comprados na Sá da Costa. Ora bem, no passado sábado a Sá da Costa surgiu-me, sem remodelações aparentes, com apenas dois clientes no interior para igual número de funcionárias. Dei uma vista de olhos. Mantinha-se tudo sensivelmente na mesma. As estantes ainda são encimadas por quadradinhos de cartão com dizeres manuscritos: Direito, História, Edições Sá da Costa, etc. Quando saí, depois de dar uma volta pelas instalações onde, por falta de dinheiro, namorei durante meses uma enciclopédia que ainda hoje tenho em casa, o número de clientes era igual a zero. A abertura da caixa registadora não se fez ouvir.
Um pouco mais abaixo e do lado oposto, entrei na Bertrand. Um ambiente mais acolhedor, boa iluminação e decorações natalícias permitiam que estivessem uns 20 clientes ao todo na vasta livraria. Não eram muitos, mas não provocavam a horrível sensação de vazio. Mesmo assim, atendendo à quadra do ano, o movimento era relativamente diminuto.
Mais abaixo, entrei na FNAC, de que sou cliente assíduo. Para começar, não se poderá dizer que a FNAC seja apenas uma livraria, mas o certo é que vende incomparavelmente mais do que todas as livrarias do Chiado juntas. Havia um movimento grande, que é aliás frequente. Crianças, jovens e adultos, uns de pé e outros sentados em locais destinados a leitura rápida, folheavam livros, enquanto empregados perfeitamente identificáveis respondiam com prontidão e eficiência, geralmente graças ao sistema informático, a questões levantadas por clientes. Todos sabemos que a FNAC junta à livraria a música, os DVD, os computadores, as impressoras e toda a parafernália afim. E adiciona ainda a isto um café, venda de bilhetes para espectáculos e mais um cartão de membro. De qualquer forma, impressiona o número de pessoas que congrega em comparação com as restantes livrarias da zona.
Desci propositadamente a Rua Nova do Almada. A velha Luso-Espanhola é hoje a Coimbra Editora e, tanto quanto me pude aperceber, especializou-se na área de Direito, o que estará em ligação directa com o grande número de advogados que têm os seus escritórios naquela zona. Com bom aspecto no seu remodelado interior, estava fechada.
Mais abaixo e com o seu charme habitual, a centenária Férin tinha as portas abertas, mas apenas oito potenciais clientes. Coffee-table books decoravam as montras.
Do lado da Rua do Carmo, o panorama foi mais grave. Na Portugal, que foi em tempos uma das livrarias mais concorridas, três funcionários palravam uns com os outros. Não tinham ninguém para atender. Dois ou três visitantes limitavam-se a folhear os livros. Nada mudou na Portugal. Encontrei as obras de referência e as edições em inglês nas mesmas prateleiras em que sempre as consultei e adquiri.
Duas portas abaixo, a Aillaud & Lellos não tinha uma só pessoa lá dentro. O ambiente era soturno. Dois funcionários conversavam.
As conclusões a tirar dos resultados desta breve peregrinação impressionam-me.

Sem comentários:

Enviar um comentário