4/12/2004

Bushorama

A afirmação do Presidente americano de que as informações que lhe foram fornecidas em Agosto de 2001 pelos serviços secretos não eram suficientemente concretas para evitar o 11 de Setembro só podem fazer rir. Infelizmente, o facto de ele não ter tomado medidas de controle como as que hoje existem -- depois da casa arrombada, trancas à porta -- permitiu que o ataque se desse e tantos inocentes morressem. O relatório que ele teve oportunidade de ler fala no World Trade Center, refere-se a cidadãos americanos membros da Al-Qaeda, menciona desvios de aviões. Que mais deveria dizer? A data/hora do ataque? É ridículo!
Salvo erro em 1961, trabalhava eu na 2ª Secção do Estado Maior do Exército quando surgiu o famoso assalto ao Santa Maria em pleno Atlântico. Ao ouvir a notícia, lembrei-me imediatamente de um relatório confidencial que me passara pelas mãos uns dias antes, embora eu não estivesse encarregado daqueles assuntos. O documento, produzido pelos serviços secretos portugueses, referia-se a movimentos suspeitos a bordo do Santa Maria. Quando o fui buscar ao arquivo para o mostrar a um superior, ele leu-o e comentou: "Você nunca viu isto!" Foi mais um exemplo daquilo que o Kundera gosta de afirmar: "O poder exerce-se através da memória e do esquecimento."
Irá o povo americano nas próximas eleições esquecer a reacção de Bush ao conteúdo do relatório?

Sem comentários:

Enviar um comentário