9/05/2006

Foto de férias


As fotografias de férias são geralmente tantas que por vezes não sabemos o que lhes havemos de fazer. Então agora, com as máquinas digitais, aumenta o disparo, a foto por-tudo-e-por-nada. Gostaria de deixar aqui registada uma fotografia das que considero mais interessantes destas férias. Os retratados (só um está visível) não são pessoas que eu conheça. Mas passei a conhecê-los, quando na manhã cedia de um dia de Agosto, ao assomar à minha janela que dá para o mar, deparei com uma mãe que caminhava à beira de água empurrando alegremente o carrinho onde levava o seu bebé. Possivelmente, ia cantarolando ou estava enleada no paleio com a criança, daquela forma que só as mães sabem fazer.
Pouco passava das sete e meia, o sol já brilhava mas estava muito longe de irradiar um calor forte. Quando a avistei, disse para mim que seria uma foto interessante. Tinha, no entanto, não só de ir buscar a máquina como também de montar rapidamente a tele-objectiva. Deu tempo para tudo, felizmente, porque a alegre e jovial mãe, depois de ter desaparecido do meu campo de visão, fez meia-volta no seu percurso, dando-me tempo para várias fotos. A certa altura, quando a ondinha chegou, molhando-lhe os pés descalços e as rodas do carrinho, não se perturbou minimamente. Acho que sou capaz de imaginar o prazer daquela jovem mãe, a sua sensação de liberdade, gozada assim a dois, que isso de ter ali um rebento ao pé transmite uma enorme cumplicidade matinal.
Na praia ainda deserta, foi um prazer para mim observar a cena. Partilho-a com gosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário