4/19/2006

Infantários e calendários

Passada que foi a época da Páscoa, talvez seja oportuno levantar uma questão de ordem prática que não me lembro de ver aflorada. Qual é o motivo por que pelo menos alguns infantários e jardins-de-infância praticam férias que em parte se assemelham às das escolas? As férias escolares encontram a sua justificação no cansaço que muitas vezes os alunos sentem durante a aprendizagem. Os períodos de repouso das férias de Natal, Carnaval e Páscoa, além das de Verão, servem em princípio para descongestionar a cabeça e permitir que, depois desse arejamento, a cabeça esteja apta a receber novos ensinamentos.
Infantários e jardins-de-infância, como locais de útil socialização e de aprendizagem suave para os miúdos que os frequentam, são substancialmente diferentes. São, além disso, uma ajuda preciosa para pais trabalhadores. Ora, sucedendo que os pais continuam a trabalhar nos seus empregos durante os períodos de férias - com excepção óbvia dos fins-de-semana e feriados -, qual será o motivo por que por exemplo na 5ª feira passada, nesta segunda e terça-feira houve estabelecimentos deste tipo que estiveram encerrados?
(Concordarei com quem disser que questões deste tipo devem ser tratadas nos locais próprios. Se levanto a questão, é basicamente para perguntar se têm conhecimento de casos idênticos.)

Sem comentários:

Enviar um comentário