1/20/2007

Gasolina é fogo para a carteira dos cidadãos

Quando, já há largos anos, houve um significativo aumento do preço da gasolina nos Estados Unidos, foi criado o slogan Save a liter, write a letter. Hoje, com e-mails e outros meios céleres de comunicação, já ninguém usaria o antigo slogan, mas o certo é que a gasolina voltou a estar bastante cara.
Um estudo recentemente publicado na separata Dia D do Público informa-nos com algum detalhe da razão pela qual pagamos um preço tão elevado. Porque alguns dos habituais leitores do blogue podem não ter visto esta informação, passo a resumi-la.
Considerando que o preço actual é de 1,238 euros, verificamos que o mesmo corresponde a 248 escudos antigos. Uma enormidade! Este preço que pagamos é o resultado da soma de três partes distintas: a primeira, a que mais facilmente entendemos e aceitamos, inclui o custo da matéria-prima, a refinação, a distribuição, o marketing e a margem de lucro da gasolineira. Por esta panóplia de factores pagamos em cada litro 0,44019 euros, o equivalente a 88 escudos. Entre este valor e o preço final pagamos apenas impostos para o Estado.
Assim, logo à partida, o imposto sobre produtos petrolíferos (ISP) custa-nos 0,582950 euros (i.e. 117 escudos), bem mais do que o somatório dos outros factores atrás mencionados. Aplicada sobre o preço conjunto das duas partes referidas, vem depois a terceira parte: o IVA. Como a sua taxa é de 21 por cento, resultam daí mais 0,21486 euros (= 43 escudos). Tudo somado dá o lindo preço de um euro vírgula 238 por litro.
Em termos percentuais, a matéria-prima posta na bomba de gasolina não ultrapassa 36 por cento do preço final. Os restantes 64 por cento vão para impostos que o Estado cobra. Embora se saiba que um preço baixo iria naturalmente aumentar o consumo, com todos os inconvenientes que isso acarretaria, não deixam de ter razão alguns sheiks de países produtores de petróleo que afirmam que os estados europeus tiram mais benefícios do seu produto do que eles próprios.

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