1/05/2007

Númaros

É de todos os tempos o maior gosto das pessoas pelos números ou pelas letras. Feliz aquele que gosta de ambas as áreas, na medida em que entende melhor a realidade.
Esta questão dos "númaros" vem aqui a propósito dos maus resultados a Matemática dos alunos do 9º Ano. Os resultados do exame nacional ficam, na generalidade, abaixo das classificações internas das escolas. Verifica-se, ainda, que os alunos apresentam grandes dificuldades na resolução de problemas.
Relativamente à discrepância entre as notas internas e as do exame oficial, ocorreram-me imediatamente as reservas que todos os professores do meu curso de liceu faziam quanto às notas que nos davam no final dos períodos. Era ponto de honra para eles que as notas do exame à escala nacional não fossem inferiores - a não ser em casos excepcionais, sempre de admitir - às das suas próprias classificações. Pareceria que estavam a beneficiar os alunos e a enganar-se a si mesmos. Seria um descrédito para a escola. Outros tempos!
Já quanto às dificuldades em resolver problemas, lembrei-me de fazer um pequeníssimo teste - que admito não ser representativo - com um miúdo meu vizinho que frequenta o 8º Ano. Fui buscar um velhíssimo (1947) livro de exercícios do Ensino Primário Elementar, da autoria do Prof. Tomás de Barros. Tratava-se, portanto, de exercícios da antiga 4ª classe e preparação para o exame de admissão. Coloquei-lhe meia dúzia de exercícios, tal como lá se encontravam. Os três primeiros eram para simples cálculo mental (CM).
1.(CM) Foi distribuído 1/2 dum pão por cada pobre. Foram contemplados 150 pobres. Quantos pães se gastaram?
2.(CM) Um aluno duma escola gasta por mês dois cadernos de papel. Quantos cadernos gasta em 5 trimestres?
3.(CM) Quantos segundos há em 2/4 de hora?
4. Um galinheiro tinha numa feira 17 dúzias de galinhas que despachou depois para Lisboa ao preço de 114$00 cada dúzia. A como vendeu cada par dessas aves?
5. Um negociante falido ficou a dever aos seus credores 2/3 da sua dívida, correspondente a 40 contos. De quanto era a dívida?
6. Uma obra pode ser feita por um só homem em 40 horas, 42 minutos e 27 segundos. Mas, se trabalhassem nela 3 homens, em que tempo se acabaria o trabalho?

O aluno em questão mostrou-se incapaz de resolver as primeiras três questões apenas através de cálculo mental e, quanto aos problemas, usando papel e lápis, acertou no nº 5.
Não estou com isto a defender o ensino antigo em todas as suas áreas, como é evidente. Sobre a parte de indoutrinação, então nem é bom falar! (A este propósito, aliás, gostaria de recomendar, a quem ainda o conseguir encontrar, um livrinho da D. Quixote publicado nos anos 70 (antes do 25 de Abril) com o título Ensino Primário e Ideologia. A autora, minha colega de curso, é Maria de Fátima Bívar, que mais tarde adoptou o nome literário de Maria Velho da Costa. O livro é um mimo. A não perder!)
Se têm miúdos vizinhos, ou familiares, em idade de 10 a 14, coloquem-lhes as mesmas questões. Espero que os resultados que venham a obter sejam melhores do que aqueles que consegui apurar.

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