7/14/2009

Pode a liberdade oprimir?


Acha bem aquilo que vê na foto? Como se trata obviamente de algo encenado, é possível que a sua reacção não seja forçosamente negativa, mas imagine que havia combates deste tipo entre pequeníssimos Davides que podem a todo o momento ser arremessados para fora das cordas do ringue pelos poderosos Golias, que têm muitas vezes o seu peso. O que pensaria?
Este slide pretende apenas ilustrar uma das minhas citações favoritas: "Entre o forte e o fraco é a liberdade que oprime e a lei que liberta." Apesar do aparente paradoxo de a liberdade poder oprimir, felizmente para o pequeno David a lei não permite que haja combates entre pessoas com diferenças tão notórias em matéria de peso, de idade e, no geral, de compleição física. Se fosse apenas o mais forte a decidir, ele possivelmente não hesitaria em lutar contra o pequenote, arranjando até talvez o argumento de que primeiro tinha sido provocado por ele. Mas como a lei não consente que tal se faça, se o grandalhão se sentir incomodado com a presença do pequeno, procurará outras maneiras de eliminar o seu potencial adversário. Por exemplo, conseguindo que a justiça feche os olhos. Por outras palavras, comprará a justiça se esta não for suficientemente forte e isenta.
A nossa sociedade está cheia destes combates. Poderosas multinacionais contra empresas de relativamente pequena dimensão. Grandes fábricas que asfixiam através de política de preços ou outros meios fabriquetas bem menores. Governos autoritários contra cidadãos indefesos. Países militarmente bem apetrechados contra outros pobremente equipados. Hipermercados contra lojecas de bairro.
O.K. E se a lei existir mas não for aplicada ou só se aplicar a uns tantos mais fracos? É aqui que se diz que os mais fortes têm a faca e o queijo na mão. Eles dão o emprego, mas com salários reduzidos e em condições precárias. Eles despedem colectivamente os seus empregados para mais tarde readmitirem alguns graças a subsídios entretanto concedidos pelo Estado para obviar à situação de desemprego. Eles apoiam os políticos governantes que prometem este mundo e o outro, e depois apenas nos trazem à memória a clássica e certeira frase de Friedrich Schlegel: "As promessas de ontem dos políticos são os impostos de hoje."
Este slide serve modestamente para nos fazer lembrar a extraordinária importância da justiça, a sério, na nossa sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário