6/25/2006

O Sexo dos Anjos


Há muito que penso que este seria um esplêndido nome para uma casa comercial de artigos eróticos situada no Bairro dos Anjos. Talvez o pároco local se erguesse contra a designação, porque isto de misturar erotismo com símbolos eclesiásticos nem sempre é visto com o necessário sentido de humor, mas enfim...
Esta conversa vem, afinal, a propósito de uma singela ida à padaria hoje de manhã. Nalgumas padarias vende-se pão de vários tipos com nomes que nos são familiares: há avós, que são mais cheiinhas, há avôs, invariavelmente mais chatos, há netas e há igualmente netos, que são mais pequenos. De filhos nada me consta, a não ser os filhos-da-mãe dos padeiros que, a coberto da noite, por vezes abastardam as farinhas e baralham tudo. Mas deixemo-nos destas considerações inoportunas e vamos ao que interessa. Apontando para um cesto, perguntei à bem-humorada senhora que me estava a atender: "São netos ou netas?" "Nem eu sei," disse-me ela. "Creio que estes são como os anjos. Não têm sexo."
Está bem de ver que, a juntar às netas-ou-netos, consegui trazer um pouco de boa-disposição. O que me fez voar até ao Brasil em pensamento. O Brasil é, como todos sabemos, um país muitíssimo especial. Toda a pujança daquela natureza extraordinária é uma emanação directa de Deus. Talvez por isso os brasileiros digam que Deus demorou dois dias da semana a fazer o mundo e os restantes cinco a alindar o Brasil. Talvez por isso também, eles digam, com toda a crença e fervor, que Deus é brasileiro.
E os anjos? Bem, os anjos são igualmente muito especiais. Ao ver-se na quentura daquele Brasil tão inflamante dos sentidos, a arte barroca dos portugueses não resistiu ao assexuado dos anjos. Seria um crime! A foto que ilustra este post foi tirada por mim numa modesta mas simpatiquíssima pensão situada na praça principal de Ouro Preto, em Minas Gerais. Ver aquele anjinho, decerto retirado de uma capela em decadência mas agora impecavelmente restaurado, num nicho da escada que conduzia à recepção, fez-me naturalmente soltar uma valente gargalhada. Quem disse que os anjos não têm sexo?

Sem comentários:

Enviar um comentário