Quando nos querem vender uma coisa cara, pode suceder que comecem por nos pedir um preço bem mais alto do que aquele que têm em vista. Depois iniciam a descida, excepcional e só para nós. Quando chegam ao limiar desejado, aquilo que dantes era caro parecer-nos-á até em conta. Compramos. Fomos na onda.
Este é o que vulgarmente se apelida de "truque do camelo": imaginemos que precisamos de um camelo para transportar uma carga de 300 quilos. Posto o camelo de joelhos no chão, colocamos-lhe os 300 quilos em cima e, apesar dos nossos incitamentos, o camelo não é capaz de se erguer. Carregamo-lo então com mais cem quilos e pedimos-lhe para se levantar. Nem pensar, claro! Contudo, quando lhe retiramos os 100 quilos que pusemos a mais, o camelo, sentindo o alívio, logra levantar os 300 quilos que a princípio pretendíamos.
A saga dos preços da electricidade para 2007 acaba por ser algo como isto. Os quase inacreditáveis 16 por cento de aumento anunciados acabaram por ser "apenas" 6 por cento. Se nos tivessem anunciado 6 por cento desde o início, consideraríamos a subida elevada. Assim, até parece que vamos ter uma descida!
Sem comentários:
Enviar um comentário