10/21/2006

A saga da electricidade e o truque do camelo

Quando nos querem vender uma coisa cara, pode suceder que comecem por nos pedir um preço bem mais alto do que aquele que têm em vista. Depois iniciam a descida, excepcional e só para nós. Quando chegam ao limiar desejado, aquilo que dantes era caro parecer-nos-á até em conta. Compramos. Fomos na onda.
Este é o que vulgarmente se apelida de "truque do camelo": imaginemos que precisamos de um camelo para transportar uma carga de 300 quilos. Posto o camelo de joelhos no chão, colocamos-lhe os 300 quilos em cima e, apesar dos nossos incitamentos, o camelo não é capaz de se erguer. Carregamo-lo então com mais cem quilos e pedimos-lhe para se levantar. Nem pensar, claro! Contudo, quando lhe retiramos os 100 quilos que pusemos a mais, o camelo, sentindo o alívio, logra levantar os 300 quilos que a princípio pretendíamos.
A saga dos preços da electricidade para 2007 acaba por ser algo como isto. Os quase inacreditáveis 16 por cento de aumento anunciados acabaram por ser "apenas" 6 por cento. Se nos tivessem anunciado 6 por cento desde o início, consideraríamos a subida elevada. Assim, até parece que vamos ter uma descida!

Sem comentários:

Enviar um comentário