11/16/2007

Infrontalidade

Numa célebre conferência realizada no já longínquo ano de 1871, Antero de Quental fala sobre os males que afligiram e na altura ainda afligiam a sociedade portuguesa, afirmando que "a hipocrisia torna-se um vício nacional." Como sabemos, uma atitude hipócrita é muito diferente de uma atitude frontal; lembra a movimentação dos Bispos no jogo de xadrez, atacando sempre de forma oblíqua.
Gostaria de estar enganado e que este intróito nada tivesse a ver com o caso de José Rodrigues dos Santos, mas, pelo que se infere dos media, a nota de culpa que lhe terá sido entregue pelo Conselho de Administração da RTP invoca questões laborais, incumprimento de horários e outras coisas do género para acusar aquele que é um dos mais conhecidos pivots da televisão portuguesa, numa tentativa de o expulsar dos seus quadros.
O tour de force não é, pois, à volta das polémicas declarações de JRS quando entrevistado pela Pública, as quais certamente exigiam uma convocatória do funcionário para exposição das suas razões perante o C.A. Suponho que isto terá sido feito. Trata-se de uma via oblíqua. É história antiga e consabida: o poder detesta que lhe pisem os calos. "Porque no te callas?"
Vamos a ver no que tudo dá.

Sem comentários:

Enviar um comentário