6/20/2007

Breves, mas com muito pano para mangas

1. A produtividade não se consegue apenas com o apoio de acréscimos de tecnologia. A organização é vital. Ainda hoje me ocorre um exemplo a que tive ocasião de assistir em matéria de produtividade discursiva quando trabalhei pela primeira vez na Alemanha. Em festas, os discursos eram sempre feitos entre o consommé e o primeiro prato. A razão era simples: o consommé abria o apetite aos presentes, que não iriam perdoar a qualquer orador que demorasse mais de cinco minutos a expressar-se. É algo muito diferente do costume de reservar os discursos para o final da refeição, quando toda a gente, já bem atestada de sólidos e líquidos, se está, portanto, mais ou menos marimbando para o tempo que o discursante leva na sua oração.
2. A questão do novo aeroporto continua a fazer manchetes. Uma vez aberta a caixa de Pandora, olha-se com olhos de ver para a hipótese de manutenção da Portela + outro aeroporto de suporte. O problema reside, obviamente, nas promessas já feitas a financiadores imobiliários. Ressalta que, em quaisquer eleições há, para além de eleitores anónimos, financiadores registados. Estes últimos investem o seu dinheiro na natural expectativa de retorno com lucros do dinheiro investido. Se aos eleitores, a propósito de quebras de promessas eleitorais, o partido eleito pode acenar com "circunstâncias imprevisíveis a que somos inteiramente alheios", "Bruxelas dixit" ou mesmo "O P.R. sugeriu, mas com força institucional", os financiadores não perdoam explicações deste tipo. Na próxima vez, quem não cumpriu agora, nada leva.
3. Quem possui uma empresa privada e faz contrato com um novo gestor assina com este um contrato que lhe dá algumas garantias. O novo gestor submeter-se-á às condições, desde que estas não sejam demasiado leoninas para a parte empregadora. Contrariamente, quem aceita lugares de topo na administração pública, muitas vezes de cariz político, sabe que pode contar com cláusulas que lhe são altamente favoráveis e lhe renderão grossas maquias em caso de despedimento ou substituição. Será que este aspecto tem a ver com compadrio político, ou revelará apenas que gerir empresa privada (com rosto) e empresa pública (estatal, sem rosto) são coisas bem diferentes?
4. As eleições para a autarquia lisboeta, a realizar no próximo mês, fizeram surgir cerca de uma dúzia de candidaturas. Residirá uma das razões para tão elevado número de candidaturas, ainda por cima a uma câmara municipal que está em péssima situação financeira, no facto de que, hoje em dia, é apenas durante o período eleitoral que partidos menores têm possibilidade de fazerem ouvir a sua voz?
5. O caso da professora sexagenária, atingida por leucemia, que foi obrigada a dar aulas durante um mês para que pudesse ser-lhe conferida a aposentação, e que veio a falecer pouco depois, mereceu do Ministério das Finanças, através da Caixa Geral de Aposentações, o sucinto comentário de que foi cumprida integralmente a lei. É um comentário que mostra que, apesar das transformações já há muito efectuadas em domínios como o contabilístico, Portugal continua indubitavelmente a preferir a forma à substância.

Sem comentários:

Enviar um comentário