4/23/2008

A kari-ka-tura


Há cerca de três semanas, um grupinho deste blogue deslocou-se a Vila Franca de Xira para uma conferência de José-Augusto França sobre a sua vivência do neo-realismo. A conferência em questão realizou-se no novo Museu, um notável edifício com a assinatura de Alcino Soutinho.
Antes disso, o grupo do azweblog foi deliciar-se com uma exposição de cartoons no velho Celeiro da Patriarcal, a poucos passos do museu. A mostra que vimos era notável - já fechou - e contava com um recanto especialmente dedicado à grande arte de Abel Manta. Na restante parte, repleta de dezenas de cartoons recentemente publicados, parámos durante algum tempo em frente do que considerámos ser uma esplêndida peça: o Dalai Lama retratado como panda e devidamente enjaulado pela China. Tirámos foto, como não poderia de ser.
Sabemos agora que a inspirada caricatura de António Jorge Gonçalves foi contemplada com o 2º prémio num concurso internacional do World Press Cartoon, a que concorreram 766 trabalhos de 367 jornais e revistas de 67 países. Só pedimos desculpa de a foto não estar à altura, mas não conseguimos melhor e queremos partilhá-la convosco.

Sem comentários:

Enviar um comentário