12/15/2008

Sapatos de usar no pé atirados à cara

Se mostrar a alguém a sola de um sapato é, no mundo árabe, já em si uma ofensa, atirar com um sapato à cara desse alguém é um acto de raiva. Lançar um segundo sapato dirigido ao mesmo alvo só pode mostrar extrema raiva, incontida. O jornalista Muntadar al-Zaidi da TV iraquiana e correspondente de uma estação sediada na cidade do Cairo, não aguentou a náusea que a conferência de imprensa dada pelo Presidente Bush e o Primeiro-Ministro iraquiano, Maliki, lhe estava a causar. Ao atirar o seu primeiro sapato, que Bush conseguiu in extremis evitar, gritou: "Este é um beijo de despedida do povo iraquiano, cão!" Ao lançar o segundo, que também falhou o alvo por pouco, voltou a gritar, antes de ser detido pelos seguranças: "E este é pelas viúvas, órfãos e todos aqueles que foram mortos no Iraque."
É altamente provável que Al-Zaidi fique preso; é mais do que provável que, para já, perca o seu lugar na TV iraquiana. Mas ele é um homem que decerto muitos dos que participaram em todo o mundo nas enormes manifestações contra a guerra do Iraque antes de esta se iniciar compreendem perfeitamente e admiram. Quanto a Bush, se já estava a sair pela porta baixa, agora sai de gatas.
Pessoalmente, alinharia de bom grado numa campanha internacional para a libertação do jornalista em questão. Como Brecht disse: "Quando o rio leva águas que são bravas e alterosas, é importante que se olhe para as margens que o apertam."

Sem comentários:

Enviar um comentário