1/25/2009

Boas práticas




Como tantos outros cidadãos do mundo, gosto de visitar museus. Não estou a pensar naqueles sombrios edifícios atafulhados de mesas e escrevaninhas, camas de madeira escura com torcidos e baldaquino, preciosas carpetes no chão e pesadas tapeçarias a adornar as paredes, juntamente com uma multidão de quadros atabalhoados uns em cima dos outros, mais a forrarem os muros das salas do que propriamente a pedirem a admiração detalhada do visitante. Esses museus continuarão a ser "a casa das musas", mas com museologia francamente antiquada, mais dirigida ao acervo do que ao visitante.
Felizmente, a esmagadora maioria dos museus e palácios prefere hoje em dia dar espaço ao visitante, fornecer-lhe explicações cuidadas através de folhetos e painéis que sintetizam o conteúdo da sala ou proporcionam explicações em auscultadores-guias em vários idiomas que nos permitem ir de sala em sala, seguindo o nosso próprio ritmo, aprendendo pormenores interessantes sobre os objectos que estão à nossa frente ou oferecendo-nos uma visão mais abrangente que nos deixa situar melhor a arte e os artistas que foram seus autores.
Portugal dispõe, hoje, felizmente de bons museus, o que se saúda. Há, no entanto, muitas vezes um pormenor que me constrange: a não-autorização para tirar fotografias sem flash. É uma situação que me custa a entender. Que não se possa tirar fotografias com flash acho perfeitamente certo: uma luz forte a incidir sobre os objectos, nomeadamente sobre as pinturas, se repetida por milhares de visitantes, é altamente prejudicial. Devido à utilização frequente do uso de telemóveis com dispositivo fotográfico incorporado, a que se juntam máquinas fotográficas, justifica-se inteiramente essa proibição. Mas presentemente muitas das máquinas digitais permitem desligar o sistema de iluminação com flash, o que as optimiza e não danifica minimamente as pinturas. Por outro lado, quem tira fotos de peças de um museu ou de uma exposição partilha-as frequentemente com amigos, de perto e de longe. Dado que "uma fotografia equivale a mil palavras", o número de visitantes tende a expandir-se, o que deve ser o objectivo de qualquer museu.
Na Europa, existe um vasto número de museus que não colocam quaisquer entraves às fotos sem flash, embora ainda existam também alguns lugares onde nos obrigam a depositar a câmara à entrada. Que ninguém entre numa exposição com chapéus-de-chuva faz todo o sentido. Com mochilas, porventura ainda mais. Foi o inadvertido derrube de algumas peças por mochilas de backpackers que levou, justificadamente, à sua proibição.
Vejo com muito agrado que em Portugal os espaços museológicos do CCB estão todos abertos à prática da foto sem flash. Os do Museu do Oriente, idem. Nas Belas-Artes, idem. Haverá com certeza muitos mais. Seria óptimo que todos os locais, sem excepção, adoptassem esta boa prática.

Sem comentários:

Enviar um comentário