1/08/2009

A importância do passado no futuro

Como tantas outras pessoas, colecciono de há muito reflexões de outros que me pareceram interessantes na altura em que as li ou que as ouvi. Mesmo anotando determinadas frases ou ideias, acabo por esquecê-las, substituídas que são por novas expressões estimulantes. Quando os computadores apareceram, sempre que podia registava-as numa base de dados. Entretanto, ia apagando algumas que já não me pareciam relevantes. O aparecimento da Internet não me levou a esquecer este hábito, embora reconheça que alguns desses pensamentos, citações, provérbios, etc. são encontráveis numa breve busca que se faça. Mas mantenho a minha base de dados, à qual recorro com relativa frequência quando estou a escrever.
A que vem isto a propósito? Tendo precisado de uma expressão que sabia ter registado há uns tempos, não só a encontrei como resolvi fazer uma busca um pouco mais detalhada. Aí choveram surpresas que, nesta altura, ainda vão a meia-via. Ao todo tenho cerca de 400 fichas, todas elas com sete linhas preenchidas totalmente, geralmente de forma abreviada.
Um exemplo: a certa altura deparei com uma reflexão minha - "A verdade histórica lembra os oceanos: anda ao sabor das marés." Embora concordasse com a asserção e a entendesse como inserida num curso que regi, admito que já não me lembrava de a ter escrito. Umas boas páginas à frente, encontrei um pensamento muito interessante, em parte sobre o mesmo assunto mas com um cunho bem mais abrangente. O autor era Fernando Ilharco, professor de Ciências da Comunicação na Universidade Católica. Achei inteligente o que ele escreveu: "Quem controla o presente controla o passado, e quem controla o passado controla o futuro. À medida que os dias correm, as histórias do passado vão sempre mudando; umas vezes num sentido, outras vezes noutro, e umas vezes mais depressa, outras vezes mais devagar. Essa é a forma como se prepara a chegada do futuro, de maneira a que "assente que nem uma luva".
Acho que valeu a pena guardar este excerto.

Sem comentários:

Enviar um comentário