3/17/2009

Um livro


Um dos filmes que mais me emocionaram até hoje foi sem dúvida o Cine Paradiso, de Giuseppe Tornatore, arte maravilhosa de como fazer cinema sobre o cinema. Com a criação da figura excepcional de Alfredo, o projeccionista que fazia rodar as bobines para uma sala entusiástica que só protestava quando havia quebra da fita – geralmente motivada por cortes de censura – e um pequenote que era seu assistente e admirador, Tornatore logrou, entre múltiplas outras virtudes, trazer à baila a importância da censura nos filmes e como ela se processava na Itália da 2ª Guerra Mundial.
A propósito de censura de filmes, não vou anunciar nada de verdadeiramente novo, mas ontem calhei a encontrar na Livraria Municipal da Avenida da República (a poucos metros da Versalhes) um livro publicado já há alguns anos mas com grande interesse ainda para todos os que se interessam pelo período salazarista em Portugal, dada a consabida censura de livros, revistas e filmes então existente. A obra está recheada de fotos e, principalmente, de anotações dos revisores da Comissão de Censura, de cartas facsimiladas das distribuidoras a contestarem os cortes ou a não-autorização de importação/passagem de determinado filme, etc. Uma preciosidade para os que se interessam por uma história agora já com uns anitos mas sempre útil.
Apenas dois exemplos ao acaso (ainda não pude ler o livro todo). O primeiro refere-se a "Zabriskie Point" (Destino Zabriskie), um filme realizado em 1970 por Michelangelo Antonioni. "O tema do filme - a revolta da juventude numa América do Norte que atingiu um nível industrial que não responde aos seus anseios - leva-nos a considerá-lo inconveniente no momento actual. Por este motivo, reprovamos o filme, que não deve ser importado." Esta reprovação data de 6 de Abril de 1970. A 10 do mesmo mês, o censor Pedroso de Almeida comenta: "Reprovamos o filme: a revolta da juventude nas primeiras partes e a destruição da civilização na última, são os motivos determinantes. Já não se fala nas cenas pornográficas da 8ª parte facilmente elimináveis."
Um segundo exemplo. O filme "Oh! What a lovely War" (Que Delícia de Guerra), do inglês Richard Attenborough (1969). "Reprovamos o filme, pois que apesar de ser apresentado como farsa, é um libelo cruel contra a guerra. O pacifismo e derrotismo que dele resultam à evidência desaconselham a sua apresentação entre nós, pois que as famílias com soldados em África ficariam terrivelmente deprimidas… com a frequente afirmação de que não há nenhum ideal que justifique o sacrifício. Não deve, pois, consentir-se a importação."
O livro tem cerca de 250 páginas e está neste momento em promoção. Custa €7. Good value for your money.

Sem comentários:

Enviar um comentário