1/29/2006

Jeito de mandar

Há um bom par de anos, houve uma cena do filme "O Último Imperador" que, por associação, me chamou a atenção para um conjunto de coisas em que eu já amiúde reparava. Na referida cena, o deposto imperador está enclausurado numa cela com mais três ou quatro presos de delito comum. Durante uma das noites, um desses presos ensina-lhe como um homem que está a partilhar um espaço com outros deve proceder ao urinar para dentro do bacio, a fim de não incomodar ninguém: deve urinar o mais silenciosamente possível contra as paredes do objecto e nunca directamente contra o fundo, como o ex-imperador costumava fazer. Se a cena me impressionou, foi porque quem manda - ou tem o gosto de mandar - está longe de ter como objectivo primordial não incomodar os outros. Procura, isso sim, satisfazer os seus próprios desejos e necessidades.
Em minha opinião, é curioso examinar como as pessoas que possuem jeito de mandar fecham as portas no interior das casas: em vez de rodarem o manípulo e encostarem depois a porta, empurram-na. Num centro comercial, por exemplo, essas pessoas têm também tendência para empurrar as portas de pára-vento ao abri-las e deixá-las depois fechar sem repararem se vem alguém atrás. Tendencialmente, fecharão a porta de um automóvel com força. Quando uma sala ou quarto tem dois interruptores à entrada, carregam automaticamente em ambos. Se usam uma esferográfica com tampa, têm tendência a retirar a tampa totalmente e não a recolocar quando param de escrever. Idem com as tampas das pastas de dentes nas casas de banho e com garrafas de água sobre a mesa. São pessoas que dirão coisas como "Preciso de lavar o meu cabelo", em vez de simplesmente dizerem "Preciso de lavar a cabeça". Se alguém lhes dá uma folha de papel para lerem em casa, deitar-lhe-ão logo na altura uma brevíssima mirada e depois, antes de a meterem no bolso ou numa pasta, dobrá-la-ão.
Existem outros pormenores, claro, mas talvez estes cheguem por ora. Importam-se de contribuir com mais uns tantos da vossa experiência? E concordam que estes são indicativos do gosto de mandar de uma pessoa e de um certo egocentrismo?

Sem comentários:

Enviar um comentário