7/14/2006

Critérios

Quando, em 11 de Setembro de 2001, Nova Iorque assistiu a um atentado de dimensões inéditas, os Estados Unidos acharam-se no direito de invocar um artigo da ONU que considerava aquela acção uma agressão a um país estrangeiro, de certa maneira comparável a uma invasão. Posteriormente, foram bem diferentes as reacções tanto da Espanha como do Reino Unido aos atentados de Madrid e de Londres.
Agora, em vista dos contínuos ataques de Israel, destruindo vitais vias de acesso do Líbano, ferindo e matando civis, transformando em montes de ruínas casas pertencentes a pacíficas famílias libanesas, a reacção dos Estados Unidos no Conselho de Segurança da ONU é a de vetar a condenação da atitude de Israel. O rasto da morte e da destruição vai muito provavelmente continuar no Líbano nos próximos dias.
Nem uma palavra foi oficialmente dita pelos ocidentais contra a forma desproporcionada como Israel reage a provocações. E a verdade é que mesmo estas provocações, com fundas raízes, cabem inteirinhas nas conhecidas palavras de Bertolt Brecht: "Quando o rio é bravo, não se olhe apenas para as suas águas alterosas. Veja-se antes as margens que o apertam."

Sem comentários:

Enviar um comentário