5/14/2008

O mundo, segundo Fareed Zakaria

Fareed Zakaria, o director da revista americana Newsweek, acaba de publicar um livro intitulado The Post-American World. O autor pretende mostrar que os americanos (1) já não dominam o mundo a não ser militar e politicamente, e (2) têm presentemente que contar com uma nova realidade à escala global. É curioso o começo, que resolvi traduzir para os amigos deste blog:
"Olhemos à nossa volta. O edifício mais alto do mundo está localizado em Taipei e será em breve destronado por um outro no Dubai. A maior empresa comercial do mundo fica em Pequim. A maior refinaria do planeta está a ser construída na Índia. O maior avião de passageiros vai ser europeu. O maior fundo de investimentos tem a sua sede em Abu Dhabi. A maior indústria cinematográfica está em Bollywood, na Índia, e não em Hollywood. Também alguns ícones que costumavam ser símbolos da América estão algures no planeta Terra mas não nos EUA. Assim, a maior Grande Roda encontra-se em Singapura. O maior casino do mundo é o de Macau, que o ano passado superou Las Vegas em receitas de jogo. Já nem na sua actividade favorita - o shopping - a América ocupa o 1º lugar mundial. O centro comercial de Minnesotta, que foi outrora o maior do mundo, ficaria hoje fora dos Top Ten. Para finalizar: segundo as listagens mais recentes, só duas das pessoas mais ricas do mundo são americanas.
Estes itens são algo arbitrários e alguns mesmo um pouco idiotas, mas é um facto que há apenas dez anos os EUA teriam calmamente ocupado o 1º lugar a nível mundial em praticamente todos eles. São dados que testemunham a extraordinária mudança que está a ocorrer."
Estaremos todos a dar-nos conta disto?

Sem comentários:

Enviar um comentário