1/19/2010

Google vs. China


É interessante ver o braço-de-ferro que presentemente se dirime entre a Google e a China. Na base de uma interferência considerada inadmissível pela Google, levada a efeito por técnicos informáticos em e-mails de alguns dos seus muitos clientes chineses, a empresa americana admitiu retirar-se da China, um mercado importante principalmente em termos futuros, sobretudo para uma companhia como a Google que pretende oferecer os seus serviços a nível mundial.
Anteriormente, para entrar no mercado a Google já tinha cedido perante o governo chinês ao não admitir determinadas palavras que foram consideradas "perigosas" pelas autoridades chinesas em textos a circular através da rede da empresa. Essa cedência, já com algum tempo, mereceu severas críticas por parte do Ocidente.
Este é um braço-de-ferro em que a China não vai obviamente ceder. A presença da Google é favorável à China até certo ponto, por mostrar perante outros países do mundo, muitos deles clientes dos seus produtos, uma certa abertura que favorece a sua imagem e consequentemente o seu comércio. Mas existe, e tem mesmo que existir uma mão-de-ferro na condução da política chinesa. Governar um país vastíssimo, com 1350 milhões de pessoas, de várias etnias e com características e tradições naturalmente diversas, é algo muito diferente de administrar uma quinta ou uma empresa como a Google. É de admitir que esta abandone mais tarde ou mais cedo o mercado chinês. Assim, sempre salva a sua face.

Sem comentários:

Enviar um comentário