1/24/2010

RAÍCES



Por preciosa sugestão de um amigo, assisti ontem a um espectáculo diferente de tudo aquilo que até agora tinha visto.
Tratou-se de uma apresentação do grupo espanhol “RAÍCES” interpretando cantos tradicionais judéo-espanhóis com o mui sugestivo título de “Palavricas de amor, canticas y romanzas sefardíes”.
Música fabulosa e a simpatia e boa voz da vocalista do grupo (na fotografia, sentada ao meio) fizeram da hora e tal de espectáculo um encantamento. Devo confessar que não tinha conhecimento da música sefardita, e que a que ontem ouvi me transportou para um mundo de beleza, ora alegre, ora melancólica, mas sempre muito bonita. Senti-me nalguma festa de corte do século XV (enquanto houve judeus em Portugal os reis não dispensaram os seus cantos e danças nas festas palacianas), ou numa das típicas cenas de casamentos judeus que vemos em filmes americanos.
A cada música, a vocalista do grupo dava uma pequena explicação do que se ia ouvir: a origem (marroquina, turca, argelina...) e as circunstâncias em que a mesma era cantada (casamento ou outra cerimónia)
Os restantes cinco elementos do grupo tocavam todos eles instrumentos de cordas: uma bandúrria, um laúd (ambos tìpicamente espanhóis com origens na Idade Média), um violino, uma guitarra acústica e outra semi-acústica.
Sinto-me mais rica, hoje!
Quando souber de outra digressão por Portugal, além de garantir lugar para mim, avisarei quem agora ficou com pena de não ter ido.

Sem comentários:

Enviar um comentário