1/22/2010

Um argumento de peso


Creio que todos nós achamos perfeitamente justificado que um excesso de bagagem transportada de avião seja sujeito a um pagamento extra. Se não fosse assim, em breve os passageiros quereriam que os aviões onde viajam transportassem este mundo e o outro. Tudo bem com a bagagem, portanto. E se a questão se colocar com os próprios passageiros? Será que o Obélix, devido ao seu peso, deverá pagar mais pelo bilhete do que o seu amigo Astérix? Ou deverá comprar um segundo bilhete, na medida em que poderá vir na realidade a ocupar dois lugares?
Esta é uma questão que, se foi já várias vezes colocada pelas companhias de aviação nas suas reuniões de trabalho, nunca transpirou cá para fora. Nunca, isto é: até esta semana. A Air France que, em associação com a KLM, forma a maior companhia de aviação europeia, anunciou esta semana que iria oferecer um lugar vago a passageiros obesos. Como? Passageiros com peso considerado excessivo podem a partir de agora comprar um segundo assento com o desconto especial de 25 por cento. Se o voo não estiver cheio, o dinheiro pago será posteriormente reembolsado.
O porta-voz da companhia informou que, em consonância com o praticado por outras linhas aéreas, existe sempre a possibilidade de passageiros obesos serem impedidos de embarcar. Por que razão? Porque "as companhias querem ter a garantia de que um avião pode ser totalmente evacuado no tempo máximo de 90 segundos".
Acrescentou o mesmo porta-voz que, no caso de um passageiro obeso não ter adquirido um bilhete extra, o pessoal do check-in não levantará qualquer objecção. Por sua vez, já dentro do aparelho os assistentes de bordo tentarão encontrar uma solução, uma vez que "em 99 por cento" dos casos os aviões não esgotam a sua lotação.
Um pormenor importante para evitar discriminações absolutas: qualquer outro passageiro sem problemas pessoais de peso poderá igualmente adquirir um segundo bilhete com os mesmos 25 por cento de desconto. Neste caso, porém, não terá direito a qualquer reembolso depois de efectuada a viagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário