6/08/2009

Um breve relance pelas eleições para o Parlamento Europeu (PE)

Na generalidade, os cidadãos europeus viraram à direita nas eleições para o PE. Os partidos centro-direita ganharam pontos à custa dos da esquerda e os da extrema-direita obtiveram igualmente ganhos.
Considerando que os grupos representados no Parlamento Europeu à esquerda do Partido Popular Europeu (PPE) somaram um número total de 351 deputados contra 385 da ala direita, verifica-se que se em 2004 o grupo da ala esquerda possuía uma percentagem ligeiramente superior relativamente à ala direita – 50,96% vs. 49,04% - presentemente registou-se uma inversão, com a ala direita a ganhar claramente terreno à esquerda (52,3% contra 47,7%).
Entre os dois grupos mais representativos do Parlamento Europeu – PPE e Socialistas – a diferença de 9,2 por cento que já se registava há cinco anos aumentou para 14,7 por cento, em ambos os casos com vantagem para o PPE.
Na Península Ibérica, os sociais-democratas do grupo PPE bateram igualmente os socialistas. Como se sabe, estes estão no governo tanto em Espanha como em Portugal. No nosso país, o Bloco de Esquerda, que não tinha chegado a 5 por cento da votação em 2004, obteve agora mais do dobro percentual, com um aumento de quase 215 mil votos e a ultrapassagem do Partido Comunista, apesar de este ter também crescido em cerca de 70 mil votos.
A participação dos cidadãos tem vindo a reduzir-se desde há trinta anos. Nestas eleições, a abstenção que em 1979 se cifrara em 38 por cento passou para 57 por cento, ou seja, aumentou 50 por cento! Imaginando um filme integral com a duração de cem minutos, isto significa que o que os cidadãos europeus de hoje vêem são apenas 43 minutos do filme. Os restantes 57 minutos auto-cortaram-se. Isso representa uma dura lição para os dirigentes europeus. Parafraseando o mexicano Porfírio Diaz, que dizia "Pobre México, tão longe do céu, tão perto dos Estados Unidos!", apetece dizer em face destes resultados: "Pobre Europa, com tantos problemas e Bruxelas/Estrasburgo tão longe!"

Sem comentários:

Enviar um comentário