7/11/2005

Civismo / Cidadania - I

Hoje vou falar de coisas que julgo positivas. Creio que seria bom que, no final dos telejornais, houvesse uma rubrica com um filme inteligente, de menos de um minuto, sobre o tema CIVISMO-CIDADANIA. Isto para que não existam apenas programas alienantes, daqueles que contêm gargalhadas pré-gravadas e põem os espectadores de sorriso amarelo. Torna-se necessário mostrar, de maneira persuasiva, coisas sérias, que até podem e devem ser ditas a sorrir. Não são sobre o défice, nem sobre a crise. São todas coisas simples e triviais, mas nem por isso menos importantes. Isto é cidadania -- para as pessoas e também para a estação de TV pública. O final do telejornal da RTP 1 seria, como sugiro acima, a altura conveniente para produzir algo eficaz.

Quedemo-nos hoje pelos transportes colectivos. Eduquem-se os passageiros para as vantagens da disciplina. O ponto número um parece dever ser o de não se utilizar nunca a porta de entrada nos transportes colectivos -- nomeadamente autocarros -- para sair. A desculpa de que o transporte está cheio não colhe. Cada passageiro deve preparar a sua saída a tempo. A educação faz-se também pelo combate ao egoísmo e à indisciplina. As empresas responsabilizarão todos os seus motoristas por eventualmente permitirem que alguém saia pela frente. Pretende-se com o filme que as pessoas, depois de o verem várias vezes, comecem a "condenar" os passageiros que insistem em sair pela frente.

Igualmente nos transportes públicos, nota-se cada vez mais que existe uma tendência para os passageiros ocuparem o lugar da coxia, mesmo se o outro estiver vago. A desculpa de que vai sair "já ali" não é aceitável. Depois, outros passageiros não se sentam para não incomodar. Irão de pé, enquanto os "coxios" continuam gostosamente isolados no seu assento. É preciso combater esta manifestação de egoísmo e consequente falta de solidariedade.

Um dia destes vêm mais sugestões. Aguardo, entretanto, a vossa contribuição. Há muito a fazer na sociedade portuguesa no que respeita a civismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário